É um programa que une o Poder Público junto a sociedade civil, onde é feito arrecadação de cestas alimentícias. Uma forma emergente de combater a fome de famílias que estão em vulnerabilidade.
Em 2020, em meio a pandemia, foi decretada a lei 14.016/2020, que visa a regulamentação de doações de alimentos.
São estabelecimentos, produtores de alimentos, que podem doar suas sobras limpas ou alimentos in natura.
Bem como no ano de 2021, foi criado BRASIL FRATERNO- COMIDA NO PRATO, e o objetivo são para doações de mantimentos, paras as redes socioassistenciais e instituições que exercem a função de atender famílias vulneráveis.
Essas empresas que participam e que fazem a doação, tem a isenção do imposto ICMS.
Para as doações serão direcionadas sem complicações, pede-se que, os alimentos estejam dentro da validade ,podem ser doados frutas, verduras, legumes, carnes ,leites, cereais, produtos na embalagem.
Além de evitar os desperdícios, doando produtos dentro do vencimento, evita que a empresa pague pode tributos devido aos produtos vencidos.
A empresa que deseja participar desse programa deve se cadastrar através do SITE, para ter a isenção do imposto. Na plataforma constam todos os dados em um sistema onde interliga todas as empresas.
Já são mais de 72 milhões de alimentos doados.
“Uma pessoa é única ao estender a mão, e ao recolhê-la inesperadamente torna-se mais uma.
O egoísmo unifica os insignificantes”
William Shakespeare
Se você tem interesse em participar e fazer doações, acesse o site do gov e faça seu cadastro.
É um serviço tão bonito, pois várias famílias vivem em vulnerabilidade e não tem como se alimentar. Sua ajuda será um diferencial.